De forma simplificada, o BIM, sigla de Building Information Modeling, e é uma metodologia que permite modelar, através de uma maquete 3D, as informações internas e externas de todo o ciclo da construção civil e, por meio dessa modelagem, extrair os dados necessários ao levantamento de custo, planejamento, execução propriamente dita e manutenção do empreendimento.
Com a antecipação destas informações ainda na parte de projeto, é facilitado a identificação de fatores internos e externos que possam ser conflituantes e/ou possam ter pontos de melhoria e solucioná-los ainda na etapa de projeto. Com um projeto mais assertivo, tem-se então menos retrabalhos, mais agilidade e economia no processo como um todo.
No BIM, há a inversão do tempo despendido em cada etapa (veja gráfico abaixo), nota-se que as etapas de projeto necessitarão de um maior esforço e tempo para levantamento e cruzamento de todas estas informações, porém este aumento de prazo durante as primeiras etapas é compensado por construções mais ágeis. Ou seja, o tempo gasto desnecessariamente durante a construção por falhas no processo, como projetos incompatibilizados, planejamentos irreais, levantamentos incoerentes, entre outros, é eliminado diante de um processo mais funcional. Com o BIM, projeta-se e planeja-se mais eficientemente antes de começar a execução.
Fonte: Guia AsBEA – Boas práticas em BIM – fascículo I
Podemos ainda entender o BIM como um processo LEAN voltado para o setor da construção, em que se busca a melhoria contínua em cada etapa, até se obter um processo bastante enxuto, minimizando retrabalhos e perdas. Lembre-se que no Brasil, as perdas dentro do setor de construção são alarmantes, responsável por mais de 50% de resíduos sólidos urbanos, sendo que nos canteiros de obras, 33% destes, são considerados por falhas de projetos (Innes, 2004)
Assim, entendendo que o BIM permite ganhos em todas as etapas do setor da construção, o governo federal, por meio do Decreto nº 9.377, de 17 de maio de 2018, oficializou a Estratégia Nacional para a Disseminação do Building Information Modeling (BIM), ou Estratégia BIM BR, cuja finalidade é promover um ambiente para disseminação do BIM a nível nacional. Para saber mais, leia sobre este decreto no Post “A exigência do BIM no Brasil (Decreto Federal nº 9.377)”